quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Paulo Freire

"Não basta mudar o mundo.Querer é fundamental, mas não é suficiente. É preciso também saber querer, aprender, a saber, querer, o implica aprender, a saber, luta politicamente com táticas adequadas com os nossos sonhos estratégicos"
(Paulo Freire 1997)

Para que alcancemos nossos objetivos temos que tentar colocar em prática as teorias que aprendemos, para ter certeza de sua veracidade, e assim não correr o risco de cair no senso comum.
Não podemos ser alienados,presos a velhos paradigmas que nos impedem de ver o novo. Temos que ter um ideal que irá nos impulsionar e orientar a inesgotável pratica de educar, atingindo assim uma ação efetiva e eficaz.
As ferramentas são muitas e cabe a nós saber usá-las. Não basta querer, temos que ter clareza do porque se quer, pra que se quer e aonde se quer chegar. Os recursos são muitos, mas saber discernir é fundamental, saber se politizar, a fim de não sermos manipulados, sermos sempre éticos, mas sem impor nossos valores pessoais, e sim a distinção entre o bem e o mal, tendo assim uma liberdade de expressão consciente e coerente.
Saber querer é saber pensar, e pensar certo. Então tenos primeiro que aprender a pensar, para depois aprendermos saber querer, lutando assim por nossos ideais e convicções, e para o sucesso dessa aprendizagem teremos que ter um pouco de político, de cientista, de filósofo e usarmos sempre o nosso bom senso para acima de tudo "Ser".
Muitos podem ter ideologias para mudar o mundo, cada um com sua maneira de pensar, cada um com sua verdade particular.
Necessitamos de mais, querer mais, saber querer, aprender a querer, para isto devemos pensar e estudar, nos dedicar cada dia mais para alcançar o objetivo de mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário